Profissão Técnico de Áudio: vale a pena?

O que você acha que está acontecendo com o mercado do áudio no Brasil?

Técnico de som tem que ser remunerado?

Vamos conversar um pouco sobre a nossa visão do que está acontecendo com o Áudio no nosso país e a importância de temos uma mão de obra qualificada aguardado para ocupar essas vagas que já existem e que irão existir cada vez mais, tendo em vista que é um mercado em expansão.
Hoje, vejo no Brasil uma evolução cada vez maior no sentido de desenvolvimento na área do áudio. As empresas nacionais estão investindo em tecnologia e isso tem despertado um interesse nas pessoas em aprenderem mais sobre esse mercado que tem um potencial gigante em nossas terras. 

Com o mercado cada vez mais crescente, cada dia que passa precisaremos de mais pessoas qualificadas tanto na área de engenharia e desenvolvimento de produtos, como na área da operação e técnica para lidar com equipamentos cada vez mais complexos e que demandam um profissional mais capacitado e acostumado com essas evoluções, que nos dias de hoje acontecem cada vez mais rápidas. 

Isso não é diferente nas igrejas, já que elas tem evoluído e investindo em sistemas cada vez mais modernos. 

Veja abaixo alguns exemplos



Isso é futuro e não tem como fugir ou evita-lo. E adivinhe só, todos esses locais necessitam de um Técnico de som responsável e que tenha conhecimento para dar conta do recado. Quando mais caro é o sistema, mais exigido será do técnico. 

E vou te contar uma coisa amigos, não esperem o sistema da sua Igreja chegar a um nível bacana, como as imagens acima, para você começar a buscar uma qualificação, pois poderá ser tarde demais. E aí virá uma pessoa preparada que será contratada para o serviço. Afinal ninguém entrega uma Ferrari para uma pessoa recém habilitada, pois as chances de acontecer um acidente são enormes.

Aí também entramos em outra questão que muitas pessoas me perguntam, “o técnico de som da igreja tem que ser remunerado?”. Essa resposta não tem como ser muito simplória pois temos várias situações diferentes. Vou tentar colocar algumas aqui pra você ter uma ideia.
Primeiro temos a pessoa que tem o chamado de Deus para o voluntariado. Se Deus colocou em seu coração, e você tem esse chamado vá em frente e obedeça, que Ele proverá seu sustento da forma como ele fez na Bíblia com Moisés e seu povo. 

Temos aquela pessoa que é um entusiasta do áudio. Ele tem um emprego no qual tira seu sustento mas adora esse universo do áudio e decidiu ajudar também na igreja. Ele pode ser remunerado ou não de acordo com o que ele se propor e acordar com a liderança. 
 E temos aquele cara que encara isso como uma profissão para tirar seu sustento. Esse deve ser remunerado e não devemos julga-lo por isso, afinal como diz em Gênesis 3:19 “Com o suor do teu rosto comerás o teu pão”. Isso para ele é trabalho, e como todo trabalho, devem ter direitos e deveres cumpridos tanto por quem contrata como pelo contratado. 

Lembrando que tanto o voluntário quanto o remunerado devem buscar cada vez mais o conhecimento no áudio, e se tornar um profissional de excelência, competente e capaz de operar o sistema, “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente…” (Jeremias 48.10).

Se você quer algum dia se tornar um profissional remunerado você precisa antes de tudo valer isso, lembre-se que seu trabalho é como um produto que as pessoas tem que ver na prateleira e ter necessidade dele, e isso só se consegue com muita dedicação e estudo.

Se você for um bom técnico de áudio terá muitas oportunidades para trabalhar e ganhar uma boa grana. Você pode ser contratado para fazer som na sua igreja, pode ser chamado para prestar consultoria em alguma loja especializada do ramo, poderá ser contratado também por locadoras para ser o responsável pelo sistema delas, as possibilidades são enormes. 

Então se é uma área que você gosta, invista em você e faça sempre o seu melhor que as oportunidades irão correr até você. 


Um abraço a todos você que Deus te abençoe e até a próxima!

Equipe Áudio para Igrejas 


Essas e outras dicas você encontra no nosso Canal, assine para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...
Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário