Como resolver a Microfonia na Igreja

www.audioparaigrejas.com.br

Tudo bem pessoal?

Atendendo a pedidos, vamos falar hoje sobre Microfonia. Isso mesmo!

Quem nunca passou por essa terrível experiência? Com certeza microfonia é o terror de qualquer técnico de som...

Inicialmente temos que entender o que é, e como acontece a “microfonia” ou “feedback”. O termo mais explicativo seria realimentação, ou seja, temos um emissor e um captador, nosso emissor seria nossa caixa de som e o captador seria nosso microfone por exemplo, quando o microfone está captando o som diretamente da caixa de som acontece um efeito de loop, esse fenômeno físico a qual chamamos de microfonia. Geralmente elas ocorrem pelo fato do nível de volume do microfone esteja muito alto ou por um desequilíbrio na resposta de frequência da caixa acústica.

O que podemos fazer para evitar microfonias:

Primeiro ponto seria conhecer a ferramenta que você está utilizando, que seria o microfone. Procure conhecer sobre padrões polares dos microfones que você utiliza, e mostre para o seu pastor, líderes e cantores a forma correta de utilizar o microfone. Fazendo assim você reduzirá consideravelmente problemas do tipo; microfones muito longe da boca, microfones sendo apontados diretamente para as caixas de som, segurar o globo do microfone, o transformando em microfones omnidirecionais. Essas são algumas situações que podemos resolver com o simples fato de usar da forma correta o microfone.

Outro ponto um pouco mais complicado seria a utilização de caixas acústicas com resposta de frequência plana, ou seja, caixas com um certo equilíbrio em todas as frequências. Por isso que falei no início de ser um pouco mais complicado, exatamente porque para isso reque um certo conhecimento sobre software de alinhamento como exemplo o Smaart Live, que é um dos mais utilizados para essas medições eletroacústicas. Neste caso contrate um profissional que tenha o domínio sobre esse assunto, para fazer a otimização do sistema de som, ou qualifique-se para tal procedimento.

Dica: Com a utilização de um equalizador gráfico de 31 bandas ou um equalizador paramétrico na saída da sua caixa de som, um simples aplicativo de RTA no seu smartphone, e um assistente, você conseguirá minimizar de certa forma esse problema.

Resultado de imagem para microfonia

Se posicione no lugar onde será utilizado o microfone, geralmente no altar, comece a falar no microfone, deixe o volume em uma posição confortável, tente exagerar um pouco no nível, para provocar a microfonia, mais cuidado com altos volumes, se não a coisa poderá se tornar incontrolável, ok??. Seguindo, após colocar em um nível um pouco acima do que seria confortável, você começará a perceber algumas microfonias, utilizando o aplicativo de RTA, identifique as frequências que estão realimentando, peça para seu assistente ir atenuando aquela frequência no equalizador até percebe que parou de realimentar. Tome cuidado para não exagerar na equalização, você poderá está destruindo o som da sua caixa. Deixando completamente sem “brilho” por ter equalizado muitos os agudos por exemplo. No final volte para um nível confortável, ouça o resultado para se certificar que o som está agradável e sem microfonia.

Equalizadores, use com moderação! Forte abraço!

Equipe Áudio para Igrejas


Essas e outras dicas você encontra no nosso Canal, assine para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...
Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário