Como usar adequadamente microfone sem fio no altar

www.audioparaigrejas.com.br

Você sabe como utilizar os microfones sem fio? 

Com o avanço da tecnologia os microfones foram evoluindo cada vez mais tanto em qualidade quando em tipos de aplicações e formas de uso. Em meados dos anos 40, podemos encontrar registros dos primeiros microfones sem fio, há uma dificuldade em se creditar quem foi o primeiro desenvolvedor deles pois existem muitas informações desencontradas. Mas o que sabemos é que não tinha tanta qualidade quanto aos com fio tendo em vista que a tecnologia ainda era muito recente e não estava tão difundida nessa época. 

Logo abaixo temos o primeiro microfone sem fio desenvolvido pela Shure na década de 50.

Moça segurando microfone sem fio na década de 50

Nos dias atuais podemos observar as maravilhas da engenharia de desenvolvimento desses equipamentos que não deixam a desejar em nada para os microfones com fio. Temos microfones sem fio que trabalham nos mais diversos tipos de frequência (FM, VHF, UHF e etc). Mas mesmo com toda essa magnífica evolução temos que ter alguns cuidados muito especiais para utilizarmos sem transtornos. 

1 - Utilize sempre o receptor (base) visível ao transmissor (bastão). 
Os microfones trabalham com frequências e quanto mais barreiras você coloca entre o receptor e o transmissor, mais suscetível ele fica a falhas ou interferências diversas. 

2 - Jamais deixe seu microfone cair. 
Essa apesar de ser uma questão óbvia, não custa reforçar. Microfones tem vários componentes bem sensíveis, que podem danificar com uma simples queda. Portanto tenha muito cuidado. 

3 - Tenha sempre baterias ou pilhas novas e tenha reservas. 
É muito comum as pessoas estarem nas igrejas e no meio do culto os microfones começarem a falhar. Não podemos cometer uma falha grave dessas, não é mesmo? Utilize sempre pilhas de boa qualidade, de preferência alcalina e tenha sempre uma reposição de prontidão. 

4 - Jamais dobre ou enrole a antena do seu microfone. 
As antenas dos microfones tem o seu tamanho relacionado com a faixa de frequência na ele trabalha. Qualquer modificação na sua concepção pode alterar o funcionamento do mesmo. 

5 - Não coloque os receptores em móveis ou estruturas metálicas. 
As estruturas metálicas tendem a ser grandes receptoras de todo tipo de frequência, se você coloca um aparelho que trabalha também com frequência a chance de ter interferências aumentam consideravelmente. 

6 - Evite obstruir ou segurar na antena do transmissor (bastão)
Muitos não sabem, mas geralmente no local onde você coloca as baterias do microfone, é o mesmo local onde fica o transmissor. Portanto evite segurar o microfone naquele local para evitar falhas. 

7 - Confira sempre em qual frequência o microfone está trabalhando. 
Já vendi alguns microfones para clientes e passada algumas horas eles retornavam dizendo que o equipamento estava com defeito, e quando fazíamos uma análise, constatávamos que era somente dois microfones sem fio trabalhando na mesma frequência. Portanto sempre confira e se for utilizar mais de um microfones, certifique-se que todos estão sintonizados em diferentes frequências.

8 - Invista sempre em bons equipamentos. 
Nesse meio infelizmente não existe caminho mais curto, portanto sempre procure os equipamentos mais conhecidos e consagrados pelo mercado. Afinal o microfone é o responsável por conduzir o que está sendo dito pelo pastor para os membros e com isso precisamos dar uma atenção toda especial para esses equipamentos. Procure por modelos modernos que já trabalham com baterias recarregáveis ou pilhas, você verá que no momento da compra podem ser um pouco mais caros mas, a longo prazo você vai economizar bastante. 

E aí? Aprendeu mais sobre microfones sem fio hoje? Fica ligado que em breve teremos mais dicas incríveis pra vocês. 

Deus abençoe a todos. 

Até mais!!!

Equipe "Áudio para Igrejas"


Assine o nosso Canal para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...
Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no You Tube


Nenhum comentário:

Postar um comentário