Qual a sequência correta de ligação de um sistema de som?


Graça e paz apaixonados pelo áudio!!!

Bom galera tem surgido uma dúvida muito comum esses dias, e decidimos esclarecer pra vocês de uma vez por todas. 

Muita gente nos pergunta sobre a sequência correta de ligação dos periféricos, então vamos esclarecer isso de uma vez por todas para não restar mais dúvidas. 
Como sempre abordamos aqui, a tecnologia vem avançando cada dia mais e com a era digital muitos equipamentos com uma única função se tornaram obsoletos. Temos como exemplo crossovers, equalizadores, gate, reverb e por aí vai. Hoje é possível você ter tudo isso em uma mesa ou processador digital.

Mas recebemos uma enxurrada de dúvidas e percebemos que muitas igrejas ainda possuem esse tipo de equipamento, então vamos lá. 

  • Caixas Acústicas
As caixas passivas devem ser ligadas nos seus respectivos amplificadores. Lembrando que você precisa separar por vias(drivers dos alto falantes) e cada via dessa, deve ir para seu amplificador separadamente. Muitos fabricantes já projetam para você ligar tudo junto e utilizam um divisor de frequência interno nas caixas para fazer essa divisão. Se você não possui tal recurso divida cada via e separe os amplificadores entre drivers e alto falantes. 
Divisor de frequência dentro da caixa.

  • Amplificadores 
Logo após você liga as caixas nos amplificadores. 
Sempre observe as bitolas dos cabos que irão para as caixas, cabos finos aquecem e podem danificar o aparelho e em alguns casos causar um incêndio. Sempre observe também a impedância mínima permitida em seu amplificador para não causar danos ao equipamento. Já fizemos um artigo falando sobre o tema, basta buscar em nosso blog ou clicar nesse link para entender 


Se você utiliza um processador digital, pode pular o crossover e o equalizador e ir direto para o tópico PROCESSADORES OU GERENCIADORES DIGITAIS.

  • Crossover
Na sequência você liga cada via em seu respectivo canal no crossover. Aqui é onde você faz os cortes de frequência de cada caixa. Sempre obedeça as recomendações de cortes que o fabricante informa. 
Crossover de 3 vias 


  • Equalizador
Continuando, temos o equalizador. Com esse periférico você faz um ajuste fino de todo seu sistema, de forma que ele “soe” o mais plano e linear possível. Você tira os “exageros” de frequências que você sentir que estão se destacando das demais. 

  • Processador ou Gerenciador Digital
Bom aqui temos o cara que veio pra facilitar(ou dificultar se você não sabe operá-lo) a vida dos técnicos. Ele simplificou diversos periféricos e elevou a eficiência dos resultados nos sistemas de som. Aqui você tem cada via gerenciada digitalmente por esse equipamento, podendo colocar diversas proteções em seu sistema para evitar possíveis abusos que as pessoas possam causar. E tudo isso podendo fazer recall e protegendo com senha todo o seu trabalho. Claro que é um equipamento mais complexo de operar, e você naturalmente precisa estuda-lo antes de sair colocando a mão. Mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças. O conceito de funcionamento de um crossover que está inserido dentro do processador, é o mesmo de um crossover analógico convencional por exemplo. 


  • Mesa de Som
Bom aqui já um conhecido de todos. É o fim(ou o início se preferir) da cadeia de ligações. Onde o técnico comanda todo o resto que já foi ligado. Sempre priorize bons consoles, por esses podem lhe dar uma gama maior de recursos e um timbre mais fiel do que está entrando alí. Todo os equipamentos que vem a seguir, após a mesa de som, irão “reproduzir” o que está sendo enviado dela. 


Então meus amigos, segue aí uma cadeia de onde você deve dispor cada equipamento em um sistema de som, claro que ainda tem mais alguns que você pode utilizar, mas de maneira geral eles seguem essa lógica de ligação. 

Espero que tenham entendido. 
Abraço e que Deus abençoe sua vida. 


Essas e outras dicas você encontra no nosso Canal, assine para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...

Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no YouTube.
E se quiser saber sobre nosso Curso on-line de formação para Técnicos em Áudio, voltado para Igrejas, clique aqui e mande sua msg por Whatsapp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário