Qual o maior som da história?


Olá meus irmãos amantes do áudio!! 

Nós somos apaixonados por áudio e isso não é mais nenhuma novidade para ninguém né?? Sempre estamos estudando e aprendendo para nos manter atualizados constantemente. 

Como já falamos aqui, a escala que utilizamos para medir som é a de Decibel (dB), essa é uma escala em logaritmo, na qual o menor som audível para um humano é o 0 dB e o máximo sem ocasionar danos varia de acordo com tipo de som e com o tempo no qual você fica exposto. Leia abaixo. 


Como amante do áudio gostamos daquele som alto e definido não é mesmo? Mas, e se levássemos essa parte do alto ao extremo?

O maior som já registrado no mundo, foi o dia em que o planeta Terra decidiu dar um grito através do vulcão Krakatoa na Indonésia. Em 1883 o famoso vulcão entrou em erupção e espalhou suas cinzas na atmosfera e juntamente o maior som da história. 



Historiadores e Cientistas afirmam que, a explosão do vulcão gerou um som tão alto que pode ser ouvido claramente a mais de 5 mil quilômetros. Moradores da Ilha Mauricia a 4800 Km do vulcão relatam que, o som parecia o de canhões de navios que entravam em guerra. 

Estimasse que foram várias grandes explosões mas duas em especial foram relatadas como verdadeiros pesadelos. 

Uma de 180 dB e outra de 310 dB. Só a nível de comparação, se você ficar ao lado de uma fonte sonora de 155 dB, você já começa a sentir dor em seu corpo e sua vista fica embaralhada. Mais um exemplo prático, 180 dB é o equivalente a pelo menos 4x o som da Bomba Tsar, a maior bomba já detonada pelo homem. Cada bomba tsar é 3 mil vezes mais potente que as bombas de Hiroshima e Nagasaki. Dá pra ter uma pequena noção do poder destrutivo não é??

Barógrafos do mundo inteiro puderam medir essas ondas mais potentes, e elas deram a volta no planeta 3x e meia, podendo ser novamente medida em cada passagem. 

Mesmo após o vulcão se calar, vários acontecimentos pós evento ocorreram pelo mundo. O clima sofreu alterações, uma alta concentração de ácido sulfúrico na atmosfera aumentou a quantidade de luz solar refletida pelas nuvens para o espaço deixando as temperaturas mais frias. As cinzas foram lançadas a mais de 85 km de altitude o que mudou a coloração do céu, o que dava um aspecto azulado ou esverdeado na lua e de dia o por do sol era mais avermelhado. Esses eventos ficaram ocorrendo durante 5 anos. 

Uma curiosidade, o famoso quadro de Edward Munch “O Grito”, pode ter sido baseado nesse evento que marcou a existência humana. Existem duas interpretações bem convincentes sobre a inspiração do quadro e eu prefiro acreditar que foi “O Grito” do Krakatoa que deu origem a icônica tela. Já que ela foi pintada em 1893 10 anos após a erupção.


Vou deixar um link de para você observar o efeito de uma erupção milhares de vezes menor que a do Krakatoa, capturada por câmeras atuais. 


Então é isso aí pessoal. 

Deus abençoe a todos vocês. 


Essas e outras dicas você encontra no nosso Canal, assine para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...
Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no YouTube
Para ler outros artigos informativos como esse, acesse no nosso Blog audioparaigrejas.blogspot.com
E se quiser saber sobre nosso Curso on-line de formação para Técnicos em Áudio, voltado para Igrejas, clique aqui e mande sua msg por Whatsapp.

Fontes de pesquisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário