Você sabe como funciona um alto falante?

www.audioparaigrejas.com.br


A paz do Senhor meus amigos!!!

Estamos aqui mais uma vez para aprendermos juntos sobre uma pecinha extremamente importante e fundamental para nossos sistemas. Ele mesmo os Alto Falantes. Hoje vamos aprender sobre o seu funcionamento e componentes. 

O alto falante como conhecemos hoje foi desenvolvido pelos norte-americanos Chester Rice e Edward Kellogg em 1924. Até hoje poucas coisas mudaram em seu conceito de funcionamento. 

Então vamos lá…

 


Iniciando da base do alto falante, possuímos essa peça traseira ao fundo do alto falante, logo em seguida temos o Imã e fechando um tipo de sanduíche com a peça dianteira. Temos uma estrutura(ou carcaça como alguns chamam) onde irão fixadas outras peças como, a aranha(ou centragem) onde são coladas a bobina e o cone. Ainda temos também a suspensão(ou borda) que podem ser feitas de tecido, papel ou borracha e temos o domo(ou calota) que protege de entrar sujeira para dentro do alto falante. 

A aranha tem a função de manter a bobina centralizada dentro das peças do fundo que compõe o “sanduíche de imã”, e determina o tamanho do movimento que a bobina pode ter. E junto com a suspensão determinam a Freqüência de Ressonância do Alto-falante e ajudam no movimento do conjunto bobina, aranha e suspensão.


E como tudo isso produz som??

Como já sabemos, o som é uma onda que precisa de um meio material para se propagar, como o ar por exemplo. Ou seja ele movimenta as partículas de ar criando ondas de compressão e rarefação. 


Quando o cone do alto falante vai pra frente ele comprime essas moléculas e quando é puxado de volta ele descomprime. Nesta imagem podemos observar, os pontinhos pretos em certos momentos eles estão mais espalhados e em certos momentos estão mais juntos. Isso tudo é um mundo invisível mas é uma excelente representação desse fenômeno físico. Percebemos também na imagem de variação de pressão que quando as partículas estão espalhadas é o momento que a onda(ou senoide) está para baixo e quando as partículas estão mais juntinhas é o momento que a onda está apontando para cima. 

Entrando rapidamente em um assunto paralelo. Cada vez que essa onda sobe e desce passando pelo meio, falamos que ela completou um ciclo. Se ela fizer esse ciclo completo 40 vezes por segundo, podemos falar que temos uma onda de 40 Hz. Ou se o nosso alto falante fizer esse movimento de compressão e rarefação 40 vezes por segundo, podemos falar que ele está gerando uma onda de 40 Hz. 

Mas como e porquê ele faz esse movimento de sobe e desce?
Como vimos na primeira foto o alto falante possui um imã. Esse imã possui 2 polaridades (Norte e Sul). Como todos vocês aqui já brincaram com eles, sabemos que se pegarmos 2 imãs e os aproximarmos, ou eles irão se repelir ou irão se aproximar. Isso se deve porque as polaridades iguais(ou seja Norte + Norte ou Sul + Sul) elas se repelem e polaridades diferentes(Norte + Sul) tendem a se atrair.

 
 
 
nesta imagem temos uma vista lateral de um alto falante. Podemos ver o imã com o polo norte (N) e o polo sul (S), e a bobina flutuante entre eles. Essa bobina nada mais é que um fio de cobre enrolado em espiral em uma estrutura. A função da bobina é criar um campo magnético através de uma corrente elétrica(seu amplificador) que passa pelos seus fios de cobre. 

Essa bobina fica alternando a corrente, entre Norte e Sul a todo momento, interagindo com o imã do alto falante. Ora ela gera um campo Norte ou Sul e faz o cone subir ou descer, assim movimentando todo o conjunto acima dela que por sua vez movimenta as moléculas de ar e assim gerando o som. Como expliquei mais acima, se a bobina fizer esse movimento de subir e descer 40 vezes por segundo temos a frequência de 40Hz emitida pelo alto falante. 

Então é isso pessoal, espero que tenham entendido o funcionamento de um alto falante. 

Não deixem de dar uma conferida em nosso blog pois lá você encontra vários conteúdos iguais a esse. 

Deus abençoe todos vocês 

Até a próxima. 


Essas e outras dicas você encontra no nosso Canal, assine para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...
Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no YouTube
Para ler outros artigos informativos como esse, acesse no nosso Blog audioparaigrejas.blogspot.com
E se quiser saber sobre nosso Curso on-line de formação para Técnicos em Áudio, voltado para Igrejas, clique aqui e mande sua msg por Whatsapp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário