Casamento de Impedância: Amplificadores x Alto-falantes

Hoje preparamos um material sobre impedância nas ligações entre alto falantes.

Hoje, em dias de sistemas ativos e caixas já projetadas com seus amplificadores embutidos muito se tem perdido sobre as ligações como eram feitas a alguns anos atrás, que o técnico tinha que comprar as caixas e os amplificadores separados e fazer toda a ligação da cadeia respeitando (ou ao menos deveria, hehehe) a potência e a impedância dos amplificadores. No áudio utilizamos o Ohm para medir essa impedância.

Não irei me ater tanto ao conceito do que é impedância, mas de forma simples, é a forma de medir a capacidade que um circuito tem de conduzir uma tensão elétrica. Fazendo uma analogia simples, pense que os alto falantes são canos e a corrente elétrica (o áudio) neste caso é água. 

Quanto mais grosso for o cano mais facilmente a água poderá fluir por ele. Vai parecer bem contra intuitivo mas, quanto mais baixa for a impedância desse alto falante mais grosso é esse cano e mais fácil será a fluidez desse sinal elétrico. Como resultado, teremos amplificadores que fornecem 100w de potência em 8ohms, 150w ou 200w em 4 ohms e por aí vai. Quer dizer que só devo comprar alto falantes com baixa impedância? Não!!! A maioria dos amplificadores foram desenvolvidos para trabalharem com alto falantes de 8 Ohms. Voltando aos canos, do que adianta você ter um cano super grosso(alto falante) mas não ter um amplificador com capacidade de bombear esse fluxo extra de água(sinal)?

Lembrando que se você trabalhar com a impedância mínima abaixo do permitido que o amplificador suporta você pode causar danos ao equipamento.



Então vamos aprender como se faz essa casamento de impedância, que permite você tirar o máximo de rendimento do seu amplificador de forma a não danifica-lo.

Temos 2 formas de ligações: SÉRIE e PARALELO. 

Ligação em PARALELO:


Basicamente você liga o polo positivo junto com o positivo e o negativo junto com o negativo de cada alto falante, dessa forma você divide a impedância fazendo com que ela caia. Neste exemplo acima temos 2 alto falantes com 8 Ohms que após a ligação baixou a impedância para 4 Ohms.

Para melhor entendimento, é como se você pegasse os 2 alto falantes de 8 Ohms e transformasse em somente um de 4 Ohms. Agora imagine que temos um amplificador que me fornece 100 Watts em 8 Ohms e 200 Watts em impedância mínima de 4 Ohms, para termos o melhor rendimento do amplificador precisaríamos utilizar esse tipo de ligação.

Ligação em SÉRIE:


Ao contrário da ligação em paralelo, neste caso você liga os terminais de cada alto falante invertido positivo no negativo e visse versa. Fazendo isso nós somamos a impedância dos alto falantes, e fazendo alusão ao exemplo acima é como se transformássemos 2 alto falantes de 4 Ohms em 1 de 8 Ohms. 

Saber utilizar o casamento de impedância corretamente é muito importante para uma cadeia de alto falantes, pois é necessário alternar entre ligações em série e em paralelo com o fim de respeitar a impedância mínima do seu amplificador. Por exemplo, ligando 4 alto falantes sub woofer de 8 ohms, cada em um amplificador que tem a impedância mínima de 8 Ohms. Se você fizer somente ligação em paralelo a cadeia irá cair para 2 Ohms o que irá danificar seu aparelho, ou se fizer somente em série irá subir para 32 ohms de impedância e seu amplificador vai render muito abaixo do que ele pode. 

Segue abaixo uma solução para casamento de impedância utilizando a ligação Série e Paralelo. 


Obs: O casamento de impedância se aplica em todo equipamento a ser ligado, sejam eles Alto falantes, Drivers ou Tweeters. 

E aí? Curtiu? Fica ligado que em breve teremos mais dicas incríveis pra vocês. 

Deus abençoe a todos.
Até mais!!!

Equipe Áudio para Igrejas


Assine o nosso Canal para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...
Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no You Tube



3 comentários:

  1. Muito legal esse esclarecimento parabéns Deus vos abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde preciso de uma informação que ainda não encontrei . Tenho 4 alto falante de 8 ohms e saída do meu amplificador e de 4 ohms como fazer ?

    ResponderExcluir