Cabos balanceados, entenda mais sobre...

www.audioparaigrejas.com.br

Sabe como funcionam os cabos balanceados XLR? Se você já baixou nosso e-book, já apreendeu algumas coisas sobre os cabos balanceados e desbalanceados, como suas principais diferenças e algumas de suas características.

O conector XLR foi inventado em 1950 por James H Cannon para câmeras fotográficas que levam seu nome, nesta época eles eram conhecidos somente como XL. Daí temos o porquê de muitas pessoas chamarem erroneamente esse tipo de conector de Cannon. Mas os das câmeras eram diferentes dos que conhecemos hoje pois só tinham 2 pinos. Mas em 1955 foram desenvolvidas as fêmeas e os modelos que possuímos hoje com 3 pinos e daí em diante passaram a se chamar XLR.

Quando você utiliza um cabo desbalanceado com o comprimento maior que 7 metros, ele se transforma em uma antena podendo captar sinais próximos e criar ruídos indesejáveis no seu sistema.

Os cabos balanceado são cabos que possuem 2 sinais percorrendo através deles. Em um sinal ele sai de forma normal e no outro de forma invertida assim cancelando o ruído.

Confira no exemplo abaixo.

Cabo balanceado
Fizemos esse desenho para observarmos o que acontece dentro de cada cabo.

No cabo desbalanceado podemos observar que o ruído acompanha todo o percurso até a mesa de som.

No cabo balanceado você pode perceber que um sinal sai normal e o outro que é uma cópia do primeiro vai invertido assim cancelando o ruído, e quando chega na mesa o que estava invertido volta ao normal e aumenta +6dB com a soma dos dois.

Vou fazer uma ilustração simples de como soldar e confeccionar cabos XLR balanceados para microfone.

Cabo XLR
E aí? Aprendeu mais sobre cabos balanceados hoje? Fica ligado que em breve teremos mais dicas incríveis pra vocês.

Deus abençoe a todos.

Até mais!!!

Equipe "Áudio para Igrejas"



Essas e outras dicas você encontra no nosso Canal, assine para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...
Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no YouTube.



Um comentário: