Quando trocar a mesa de som da sua Igreja?

www.audioparaigrejas.com.br

Quando devo trocar minha mesa de som?

Você já baixou nosso e-book, lá falamos sobre os 7 erros que você cometeu ou irá cometer na sua sonorização. Mas hoje daremos uma atenção para as mesas!

Antes de mais nada vamos conhecer alguns tipos mais comuns de consoles(mesas de som) utilizados hoje em dia. 

Temos as clássicas mesas analógicas, que tem sua operação bem simples e de fácil uso. A história datam os primeiros relatos de sua aparição na década de 1920, mas até hoje são muito utilizadas nas igrejas pelo mundo. São os tipos mais acessíveis hoje em dia. 




Temos também os consoles digitais, que hoje são as excelentes opções para as igrejas por conta da sua versatilidade. São mesas que tem sua operação mais complexa, demandando um conhecimento mais técnico para sua operação, mas tem a incrível vantagem de anularem vários periféricos de um hack por já possuir inúmeros recursos. Podendo até mesmo fazer gravação diretamente nela. Fazem bem mais coisas que uma analógica e cobram por isso. 

Mesa digitaol Behringer

Atualmente temos algumas mesas que eu particularmente chamo de “híbridas”, pois são consoles que tem todas entradas normais de uma mesa mas não possuem botões e nem telas para o seu manuseio. Esse tipo de equipamento necessita de outra ferramenta para opera-la, seja um tablet, smartphone ou notebook para conseguir visualizar o que está acontecendo nela. 

Essas hoje são as grandes queridinhas das igrejas pois são mais baratas que as grandes consoles digitais e fazem o mesmo serviço. A única desvantagem é que você vai necessitar comprar outro equipamento para operar, mas quem hoje não possui um smartphone ou notebook não é mesmo?

Mesa Digital IPAD

Bom e aí, qual console eu devo comprar pra minha igreja? A digital é sempre melhor que a analógica? Depende! Você tem sempre que equilibrar sua necessidade com o equipamento. Fazendo uma alusão aos carros, imagine comprar uma Ferrari de 1 milhão de reais para fazer entrega de cimento, isso não transformaria a Ferrari em carro ruim para o serviço? É exatamente a mesma coisa que acontece com as mesas. Temos que ter em mente a nossa demanda. 

Se você congrega em uma igreja pequena, que utiliza sempre os mesmo tipos de equipamentos, tem somente 1 ministério de louvor e a igreja é muito ortodoxa e não prevê crescimento ao longo prazo, não existe necessidade alguma de você mobilizar uma grande quantidade de recurso em uma mesa digital, sendo que a analógica é bem mais simples de operar e você consegue um técnico que com noções básicas de áudio opera facilmente ela. Por outro lado, se você tem uma igreja com mais de 1 ministério de louvor, recebe muitas visitas na igreja de vários pastores, precisa gravar os cultos, tem uma grande rotatividade de músicos, você com certeza precisará e será bem mais prático o uso de uma mesa digital ou híbrida. Isso facilitará seu serviço pois você tem a opção de gravar as mixagens que já fez e em uma utilização futura basta recarregar novamente seus ajustes passados. Você irá ganhar muito tempo com isso. 

Uma coisa que é importante frisar é que os mixers digitais demandam conhecimento técnico para sua operação, portanto busque se informar no momento da compra se o lojista lhe oferece algum tipo de treinamento ou se você tem alguma fonte para aprender isso.

Lembre-se, você tem sempre que considerar se você tem espaço para colocar uma mesa no meio da igreja, de frente para o PA onde seria seu local ideal. Geralmente quando nós fazemos visitas as mesas estão em cima do altar ou dentro de alguma sala com um vidro para o técnico fazer sua mixagem. Se você tem essa limitação, os consoles híbridos são uma excelente opção, já que você pode andar com seu tablet ou smartphone por toda a igreja e se posicionar onde tiver a melhor referência pra você. 

Mais uma dica que deixo pra finalizar, jamais compre uma mesa com a quantidade exata de canais que você precisa para aquele momento. Sempre compre com canais extras, afinal nunca se sabe quando vai vir um novo membro e você vai precisar colocar um instrumento ou microfone a mais. 

E aí? Curtiu nossas dicas sobre mesas de som? Fica ligado que em breve teremos mais dicas incríveis pra vocês. 

Se ainda não baixou nosso, e-book clique aqui
Deus abençoe a todos. 

Até mais!!!

Equipe "Áudio para Igrejas"


Assine o nosso Canal para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...
Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no You Tube

Nenhum comentário:

Postar um comentário