O que acontece se a polaridade estiver invertida?

www.audioparaigrejas.com.br


Durante alguns meses estivemos focados em nossos alunos do curso, em desenvolver novos materiais e em outros projetos paralelos ao Áudio para Igrejas. Estivemos muito atarefados, mas, estamos aqui para como sempre trazer um conteúdo muito bacana pra vocês. 

Em alguns vídeos, e até mesmo em alguns emails, falamos sobre como você deve tomar cuidado para a polaridade não ficar invertida da sua caixa. Mas, o que acontece se ela estiver invertida?

Polaridade essa que está presente em várias etapas do seu sistema, seja com um cabo de sinal, nas mesas, mas hoje iremos nos ater as caixas acústicas.

 
Antes de irmos para o que interessa, é importante frisar que estamos falando que isso acontece quando temos duas fontes sonoras produzindo o mesmo programa.

A inversão acidental dos fios do alto-falante pode ocorrer quando os cabos não são identificados corretamente quanto à polaridade. Essa ação é conhecida como tornar o alto-falante "fora de fase" e resulta em esquisitices no áudio. Embora isso não seja perigoso para um alto-falante ou amplificador, a entrega adequada de energia e a resposta do alto-falante não são possíveis com os fios invertidos do alto-falante.  

A inversão da polaridade do fio do alto-falante é um erro de áudio comum. Ela pode acontecer em qualquer parte das caixas de som, mas ele é bem mais perceptível nos graves. 
A resposta dos graves sempre sofre quando a polaridade é invertida. Os graves são gerados em parte pela pressurização do ar no espaço ao redor do alto-falante. Quando o sinal está invertido, o alto-falante se move pra dentro quando deve sair. As notas do bumbo tornam-se praticamente inaudíveis, e a música perde sua muscularidade e impacto no processo. Uma simples inversão dos cabos no alto-falante ou no amplificador pode remediar isso.


Aqui temos um sinal vermelho e azul. Digamos que o sinal azul é o nosso predominante e o vermelho seja o sinal da caixa com a polaridade invertida. 

Uma caixa de som eficiente deve produzir uma boa “Imagem Sonora”, e isso ocorre quando seus componentes "projetam” com sucesso uma representação audível dos instrumentos à sua frente. Quando uma caixa está fora de phase, ou com a polaridade invertida, essas informações ficam fora de foco e saem totalmente desorganizadas. Isso é especialmente verdade, pois nas caixas possuímos altos falantes e drives para criar essa imagem sonora. 

Em uma caixa acústica, é possível q o driver possa estar invertido em relação ao falante. Existe a polaridade relativa e absoluta. 
A absoluta é que, todos os transdutores que estão reproduzindo a mesma via devem estar com a mesma polaridade. Já a relativa, é entre vias diferentes (ex: driver e falante) não interessa a polaridade, desde que esteja em fase na região de xover no eixo da caixa


Cancelamento

Os cancelamentos normalmente ocorrem, quando a frequência de um alto-falante em fase compete destrutivamente com a mesma freqüência da polaridade oposta - produzida por um alto-falante próximo. O resultado é que nenhum baixo é ouvido. Esse é um erro comum nas instalações de subwoofers, quando os dois alto-falantes estão separados por centímetros no mesmo gabinete. 

Sempre dê uma atenção especial na hora que for conectar os cabos nos alto-falantes ou nos amplificadores. Se seus graves não estão rendendo o que deveriam, comece conferindo a polaridade. Você não imagina o quão comum é pegarmos esse tipo de problema em templos. 

Deus abençoe sua vida. 
Equipe Áudio para Igrejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário