"Checklist" antes do culto

www.audioparaigrejas.com.br

Neste artigo abordaremos sobre uma prática bastante utilizada por empresas ou organizações com altos padrões de controle e performance. Um ótimo exemplo é a aviação, que possui vários procedimentos e normas a serem seguidas, sem pular nenhuma etapa. Esse conjunto de procedimentos é o que torna a aviação o meio de transporte mais seguro do mundo. 



Pois bem, vamos falar de áudio, ao longo dos anos desenvolvi uma forma bem pessoal de verificar o sistema de som da igreja antes do cultos, e isso me deixa mais tranquilo durante o culto e evita certos tipos problemas. Esse tipo de procedimento que tomei como base à aviação, são etapas que sempre devem ser seguidas religiosamente sem desculpas. Irei pontuar alguns deles que vocês também poderão executar antes do culto começar.



- Algo importantíssimo é em relação ao horário, mesmo que já tenha passado todo o som da banda a tarde, já está tudo pronto, não deixe para chegar na igreja na hora exata do culto, problemas podem acontecer, transito, carro deu problema, pneu furou, procure chegar pelo menos 30 minutos antes do culto começar. 

- Confira se todas as caixas de som estão ligadas e posicionadas corretamente, com um microfone ou uma música, vá até todas elas e ouça com atenção certifique-se que não tem nada de errado, problemas como um lado mais baixo que o outro, caixas desligadas e etc, isso inclui as caixas de PA, monitores do pastor e dos músicos.

-   Após conferir as caixas acústicas, procure testar todos os microfones, iniciando pelo microfone do pastor, tente simular a forma que seu pastor utiliza o microfone, como distância da boca no microfone e a entonação da voz, com isso você terá um norte de como a voz dele estará nos monitores mesmos não estando lá para ouvir durante o culto.



- Outro fator problemático durante os cultos é a falta de pilhas para os microfones sem fio, afinal nenhum pregador ou cantor gosta quando elas acabam no meio da ministração, muito menos o técnico de som. A dica é, procure observar o tempo de duração de uma pilha nova até ela acabar, tipo quantos cultos ela durou. Como temos cultos aos fins de semana e durante a semana, observe quantos cultos ela durou, com essa informação, você saberá o momento de substituir por novas e as trocando antes do início do culto. Para isso procure sempre ter pilhas reservas, você evitará ter que sair durante o culto para comprar. (Use Pilhas Alcalinas por terem maior tempo de duração).



- Muitas igrejas usam com bastante frequência o Playback, ou através de um cd player ou até mesmo através dos celulares, verifique se está tudo ok com o aparelho e os cabos, coloque uma música teste, ouça os monitores e verifique se o volume está legal para quem está cantando lá nos monitores do altar. Use esses parâmetros na hora das apresentações. Fazendo assim você terá certeza que tem som no monitor em um nível satisfatório para quem está cantando.



Através destes procedimentos você começará o culto bem mais tranquilo e minimizará problemas que podem ocorrer. Lembre-se da lei de Murphy que diz: “Se algo pode dar errado, dará!” Então procure sempre se antecipar aos problemas, preveja e resolva todos, e garanta que as pessoas que estão ali para cultuar, cantar ou ministrar, não sejam prejudicadas por um simples problema no sistema de sonorização da igreja.

Deus abençoe a todos! Forte abraço!

Equipe Áudio para Igrejas.


Essas e outras dicas você encontra no nosso Canal, assine para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...
Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no YouTube


2 comentários:

  1. Muito bom. Observo que vários operadores novos chegam na igreja e vão direto para onde a mesa está, e não sai de la pra checar o posicionamento das cxs de retorno em relaçao ao músico, ministro ou pastor. Liga o microfone e entrega a eles, sem antes se posicionar em frente as cxs e ouvir com atenção o que sai delas. Como responsavel pelo departamento que envolve o som, luto contra isso com todas as forças.
    Repassando para a equipe este artigo. Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo campeão. Deve-se observar todo o sistema e conferir sempre se está tudo certo. Deus abençoe.

      Excluir