Sabia que decibel não é uma unidade de medida

www.audioparaigrejas.com.br

O que é decibel? Se você já baixou nosso e-book, (clique aqui e faça o download
lá falamos sobre os 7 erros que você cometeu ou irá cometer na sua sonorização, mas hoje é dia de falar sobre decibel. 

100 dB SPL , +4dBu , -10dBV , -20 dBW......  Mais o que significa esse tal “dB” “decibel”

O Termo deciBel, é uma homenagem ao seu criador, Alexander Graham Bell, o famoso criador do telefone. Depois que o telefone foi criado, os engenheiros precisavam ser capazes de quantificar os níveis de áudio nos circuitos telefônicos e medir a eficiência de transmissão das instalações telefônicas. A Bell Telephone Laboratories criou essa forma de representação dos níveis de som e a chamou de “Bel” - em homenagem ao fundador da organização, Alexander Graham Bell.


Nesses experimentos foi constatado que o sinal enviado por um par de fios esticados entre uma cidade a outra, sofria uma grande diminuição na amplitude do sinal. Caso estas perdas não fossem corrigidas por meio de amplificadores, o sinal não chegaria inteligível na outra ponta da transmissão.  
   
Por definição do Bell Labs, 1 Bel é igual a atenuação em um sinal de áudio em uma milha (1,61 km) de cabo telefônico.

Com a prática percebeu-se a unidade (1 Bel) era muito grande, ou seja, suas relações resultavam em valores muito elevados. Decidiu-se então dividir a unidade Bel em dez, ou seja, um décimo de Bel. Assim foi criado o Decibel (dB).

No áudio ouvimos muito essa expressão “dB ou deciBel”, para começarmos a falar desse cara, primeiro devemos compreender que “dB” não se trata de uma unidade de medida comum, na qual  estamos acostumados, como o Metro, kilometros, kilograma e etc , decibel se trata de uma relação logarítmica, mais calma... não entre em pânico!... vamos explicar da melhor forma possível... usando por exemplo a sensibilidade da  nossa audição... como representar o menor nível que podemos perceber? e o maior nível que podemos suportar?  Estamos falando de  0,000 000 000 001 Watt/m², que seria o menor som que podemos perceber, contra 1 Watt/m², (watt acústico por metro quadrado), que seria o maior som suportado por nossos ouvidos antes da sensação de dor. Então para simplificar tudo isso, os engenheiros desenvolveram uma formula matemática que representaria muito bem essas enormes diferenças, percebeu-se também que a sensibilidade de nossos ouvidos não é linear, é mais parecido com uma parábola. Por isso a equação matemática é logarítmica, ficando então para:

 0,000000000001 Watt/m²     -----   0 dB SPL 
 1 Watt/m² --------   120 dB SPL.

Como havia falado no inicio, dB é uma relação entre dois valores, ou seja, temos sempre um valor de referência, que no caso deste exemplo anterior seria o nosso  0 dB SPL , por isso ele é o no ZERO dB, (referencia) e o som de maior intensidade que podemos perceber no limiar da dor, 120 dB SPL. Ou seja temos uma relação entre esses dois valores de 120 dB.

Da mesma forma se aplica aos demais, por exemplo:

• 0 dBu, seu valor de referência é 0,775 volt
• 0 dBV, seu valor de referência é 1 volt 
• 0 dBW, seu valor de referencia é 1 watt


  E aí? Curtiu? Fica ligado que em breve teremos mais dicas incríveis pra vocês. 

  Deus abençoe a todos. 

  Até mais!!!

 Equipe Áudio para Igrejas



Assine o nosso Canal para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...
Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no You Tube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário