A arte de misturar os sons

www.audioparaigrejas.com.br

Olá, turma!

Espero que estejam todos bem.

Neste artigo, iremos tratar um pouco sobre o processo de mixagem! Que nada mais é que misturar os sons. Instrumentos percussivos, harmonia, efeitos, cantor solo, back vocal, criação de ambiência e etc... Além de toda a arte envolvida, precisamos ter uma base técnica bastante sólida para alcançarmos resultados cada vez mais satisfatórios. Várias são as técnicas utilizadas neste processo, entretanto, “ Mixagem é algo muito pessoal” ,  se colocarmos 100 técnicos para mixar o mesmo trabalho, muito provavelmente teremos 100 resultados diferentes.

Um dos pontos mais importante neste processo, seria o “Equilíbrio e a organização espectral” “que diabo é isso! Calma! Vamos explicar! Rsrsr. O equilíbrio e a organização espectral, nada mais é que organizar os sons por características da qualidade sonora que ele possui individualmente. Levando em consideração as frequências características de cada instrumento por exemplo. A bateria é um exemplo muito claro sobre essa questão. Na verdade a bateria não é 1 instrumento, são vários!, tambores com afinações e características  diferentes, além dos pratos que também tem suas caraterísticas diferentes de acordo com seu tamanho, material utilizado e espessura. Pois bem, sobre a questão de equilíbrio, ao captar esses diferentes som por meio de microfones específicos para cada aplicação, devemos ter a preocupação de equilibrar esses vários instrumentos ( bateria) no que se diz respeito a resposta de frequência, uma exemplo é ao exagerar um pouco no nível dos microfones dos pratos e chimbal, teremos a sensação que o som da bateria está muito agudo ou estridente, da mesma forma que se aumentarmos exageradamente o nível do bumbo ou surdos teremos a sensação que o som está muito grave. O ideal é fazer com que esse conjunto de instrumentos soem de forma equilibrada como se estivéssemos ouvindo o som natural. Se esse for o objetivo claro! Como falei no início, mixagem é arte, e também muito pessoal e está diretamente ligada aos nossos gostos pessoais.



Da mesma forma do exemplo da bateria, são os outros instrumentos também, cada instrumento tem a sua característica em relação ao som, a grosso modo, características de frequências diferentes ( Graves, Médios e Agudos). Um contra-baixo tem por característica um som grave, então não faz sentido eu retirar todo o grave do instrumento e ressaltar as frequências agudas, a função do contra baixo é preencher essa região de frequência. Podemos utilizar como exemplo um quebra-cabeça, isso mesmo, aquele joguinho de montar as peças, cada peça tem a sua posição no quebra-cabeça, não adianta colocar ela em outro lugar que não seja a dela. Outro detalhe ainda sobre organização espectral é criação  dos arranjos da música, geralmente bons produtores e  arranjadores tem uma preocupação enorme em relação a isso, a escolha de um instrumento com uma característica especifica para cada arranjo, que será executado no momento certo da música, sem ocupar o espaço de outro instrumento com característica semelhante.



Tudo isso não se adquire da noite para o dia, a dica é ouvir muita música, sempre optando por boas músicas, com bons arranjos! sempre atento a essas características, (Equilíbrio e Organização Espectral ) escolha boas caixas ou fones de ouvido, isso servirá para a construção de uma boa referência na hora da construção da sua mix.
Boa a mix! Deus abençoe!
 
 

Essas e outras dicas você encontra no nosso Canal, assine para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...

Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no YouTube.

E se quiser saber sobre nosso Curso on-line de formação para Técnicos em Áudio, voltado para Igrejas, clique aqui e mande sua msg por Whatsapp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário