O Som está muito ALTO!!

www.audioparaigrejas.com.br

Fala amantes do áudio!! Estava lendo algumas coisa na internet e uma em especial me chamou a atenção. O relato de Rich Birch sobre sua experiência em igrejas. Percebi que todas as igrejas pelo mundo sejam elas grandes ou pequenas possuem problemas similares. 

Então segue o texto dele abaixo: 


Respondendo as reclamações de som alto na igreja. 

A cena está definida. É um domingo de manhã, e a banda está tocando um set de quatro músicas. Você amou a última música de Hillsong ou Bethel e as coisas estão indo na direção certa. No entanto, no fundo da sala, há uma pessoa que você já viu antes: a pessoa que adora dizer: “Tá muito alto".

Nos últimos 20 anos fazendo parte das igrejas em crescimento, notei uma reclamação constante de pessoas que se queixam de quão barulhenta a igreja pode ser. Se a música está explodindo durante a adoração ou a caixa de som está simplesmente ligado, essas pessoas encontram um problema com o volume todos domingo. No entanto, também percebi que as igrejas que estão crescendo e fazendo a diferença tendem a se apresentar em um volume mais alto - não é uma exceção. 

A realidade é que, se a sua igreja usa música contemporânea para se conectar e criar sua comunidade, é provável que você tenha ouvido reclamações sobre o volume.

Recentemente conversei com pastores e líderes em algumas das igrejas mais influentes e de crescimento mais rápido do país, para descobrir exatamente o quão alto são os cultos de adoração nos fins de semana. Como você pode ver abaixo, uma tendência emergiu: cada uma dessas igrejas tende a executar volumes altos em seus auditórios principais. Aqui está uma lista de oito igrejas junto com seus níveis de pressão sonora.

  • 12 Stone Church: 92 to 95 dBA
  • Christ Fellowship, Miami: 91 to 93 dBA
  • Connexus Church: 92 to 95 dBA com picos de aproximadamente 100 dBA
  • Crossroads Church (Cincinnati): 94 to 98 dBA com picos de 103 dBA
  • Liquid Church: 95 dBA com picos de 102 dBA
  • Mosaic Church (Orlando): Aproximadamente 98 dBA
  • Sandals Church: Aproximadamente 98 dBA
  • Traders Point Christian Church: 93 to 95 dBA

Cada uma dessas igrejas causa impacto em suas comunidades e atinge milhares de pessoas todo fim de semana. Assim, suas práticas colocam a questão: se essas igrejas estão funcionando com volume alto, o que elas estão dizendo para aqueles em sua comunidade que reclamam do “barulho”? Mais importante, o que você pode dizer em resposta aos críticos de volume em sua igreja? Este é um problema complexo, mas há algumas coisas a considerar ao conduzir conversas sobre o controle de volume.

Lição rápida sobre o volume e o dano auditivo

Uma queixa apresentada contra serviços barulhentos é que pode prejudicar a audição das pessoas. Embora seja possível danificar a audição em muitos volumes diferentes, é necessário mais do que o próprio volume. Danos significativos à audição ocorrem por meio de uma combinação dos seguintes fatores: proximidade da fonte sonora, exposição prolongada e níveis de dBA. Veja a tabela abaixo para exemplos dos fatores combinados necessários para resultar em danos auditivos:

Tempo que uma pessoa precisaria ficar exposta a ruídos até ter algum dano.

85 dBA     Removedor de neve 8 hours
90 dBA Cortador de grama 2 hours
95 dBA Dendro de um carro em túnel 1 hour
100 dBA Pilotando Motocicleta 15 minutes
105 dBA Serra de mesa 3.7 minutes
110 dBA Britadeira 1.57 seconds (1 m)
115 dBA Sirene de veículos de emergência 57 seconds


Obviamente, não queremos ministrar nossas adorações de maneira a prejudicar a audição de qualquer pessoa. No entanto, a maioria das igrejas que possuem um sistema de som “alto”, não o possuem alto o suficiente para causar danos na quantidade de tempo que funcionam. Por exemplo, se sua igreja estiver a 95 dBA, você precisará sustentar esse nível por uma hora consecutiva (o que é virtualmente impossível, dada a dinâmica de como a música funciona) para causar qualquer dano. Obviamente, empurrar acima de 115 por qualquer período de tempo pode acabar causando danos. No entanto, os níveis típicos são em média muito inferiores aos necessários para danos. O importante é notar que as igrejas em crescimento não possuem um volume tão alto que causaria danos durante os 20 a 25 minutos de adoração.

3 razões para as igrejas executarem louvores mais altos

Sala Cheia.
A realidade é que quando você executa um volume alto durante o louvor, dá a impressão de que a sala está mais cheia. Há algo sobre uma sala cheia que incentiva o engajamento. Em última análise, o culto musical é sobre atrair as pessoas e convidá-las a fazer parte de uma experiência, e quando ela ocorre mais alta, aquela sala cheia encoraja as pessoas a se inclinarem e se engajarem mais.

Um volume mais alto incentiva o canto.
Confie em mim, você não quer me ouvir cantar. Se o volume da música é tão baixo que você pode me ouvir cantar, isso pode desencorajá-lo a cantar, não necessariamente porque eu sou um cantor tão ruim, mas porque você está preocupado com o que eu penso do seu canto. Volumes mais altos na verdade encorajam as pessoas a participar.

Menos sombria, mais celebração.
Uma razão significativa para manter a música alta é que a maioria das igrejas está tentando projetar um tom de comemoração em vez de um sombrio. Este tom de comemoração comunica que Jesus está vivo e fazendo a diferença na vida das pessoas hoje.

3 coisas que podem ser além do volume alto

Quando as pessoas se queixam de volume em nossas igrejas, às vezes elas estão realmente reclamando de outras coisas. É preciso treinamento para entender como o volume funciona em qualquer espaço, um engenheiro de áudio experiente pode falar com conhecimento sobre o volume e o que realmente está incomodando. No entanto, quando outras pessoas menos familiarizadas com a ciência do som se queixam do que chamam de “volume”, pode ser outra coisa que está causando desconforto. Três exemplos de outras coisas que podem ser são:

A mixagem
Estou convencido de que, quando as pessoas se queixam do volume, muitas vezes elas estão realmente se referindo a mix, mas não sabem como defini-lo. Pode ser que haja uma guitarra irritante demais ou pratos estridentes em um local impróprio, ou talvez o baixo esteja apenas retumbando e enlameando demais a mixagem. Se ouvirmos uma reclamação sobre o volume, precisamos investigar se é apenas uma mix ruim para o ambiente.

Musica ruim
Talvez o guitarrista não esteja preparado, ou talvez o baterista esteja batendo com muita força na bateria. Em suma, a musicalidade ruim poderia estar causando uma distração. Às vezes, as pessoas reclamam do volume porque quem está no palco não está executando as coisas como deveriam.

Seu estilo
Vamos apenas falar claramente: algumas pessoas simplesmente não gostam do seu estilo musical. Eles gostariam que fosse outra coisa - talvez mais quieta, mais sombria, mais reflexiva ou mais introspectiva - algo diferente do seu estilo atual. Reconheça que, às vezes, quando alguém reclama, o que está dizendo não é "alto demais", mas "não é como eu quero".

5 dicas práticas para ajudar as pessoas que pensam que está muito alto

Tente ouvi-la.
Sempre que alguém reclama de alguma coisa na sua igreja, primeiro você precisa entender o que ela está dizendo(ou tentando), então diminua o ritmo e ouça-a. Ironicamente, se alguém sente que não está sendo ouvido quando está falando sobre volume, isso os incomodará ainda mais. Demonstre claramente que você os ouve quando eles expressam suas reclamações.

Explique seu propósito.
Sempre conduza com o "porquê" do volume. Qualquer um dos itens a seguir pode se aplicar:

  • Nossa missão é alcançar aqueles que não estão na igreja, e estamos tentando criar um ambiente em que os sem igreja gostem de frequentar.
  • Estamos tentando alcançar aqueles que atualmente não estão conectados à nossa igreja.
  • Uma das coisas que descobrimos é que um estilo de música mais alto ajuda a atrair e engajar pessoas que, de outra forma, não poderiam ir à igreja.
  • Não lute contra pessoas no nível de dB ou em um número científico, mas comece com o "porquê". Explique isso claramente a eles e tente colocá-los a bordo do ponto de vista missionário.

Ofereça-lhes um lugar diferente no ambiente.
Mesmo nos ambientes mais acusticamente projetados para criar uma experiência uniforme, haverá lugares que são mais altos que outros. Tente direcionar aqueles que estão incomodados com o volume para um ponto na sala que não seja tão alto. Direcioná-los para longe do volume pode ser uma opção prática para essas pessoas.

Tente deixa-las o mais confortável possível. 
Se preciso ofereça até mesmo redutores de ruídos, aqueles plugs que você coloca dentro dos ouvidos. Pode ser uma opção para pessoa se sentir melhor, eles reduzem de 10 a 20 dB. Por mais bizarro que possa parecer, você demonstra interesse em resolver o problema.

Reforce que sua equipe está trabalhando para tornar o culto uma ótima experiência para todos.

Valorize o esforço de toda sua equipe, e espalhe para todos na igreja que todos ali trabalham duro para cada membro ter sua experiência o mais incrível possível, e que vocês sempre estarão disponíveis para ouvi-los sempre que eles sentirem necessidade.

Por fim, lembre-se de que é uma minoria de pessoas que estão se queixando do seu áudio.

Mesmo que uma ou duas pessoas se queixem do som em todos os cultos, a realidade é que há muitas outras que não disseram nada. Considere o que está acontecendo com as interações que ocorrem na igreja. A observação sempre é uma boa saída. Veja nas reações das pessoas se elas estão inseridas nos louvores ou se elas estão se sentido desconfortáveis com alguma coisa. 

Então é isso galera. 

Tem esse tipo de problema em sua igreja? Nos relate sua experiência. 

Deus abençoe a todos. 

Equipe Áudio para Igrejas


Essas e outras dicas você encontra no nosso Canal, assine para receber mais dicas de áudio, sonorização e acústica...

Ver Canal do curso "Áudio para Igrejas" no YouTube

E se quiser saber sobre nosso Curso on-line de formação para Técnicos em Áudio, voltado para Igrejas, clique aqui e mande sua msg por Whatsapp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário